domingo, 24 de janeiro de 2010

Coca ou Pepsi?

Bem e mau. Preto e branco. Homem e mulher. É o que podemos chamar de antônimos. O oposto. Mais e menos. Água e fogo. Coca Cola e Pepsi. Sim, porque não. Coca e Pepsi são opostos apesar de parecerem a mesmissíma porcaria. Eles são idênticos na forma, porém distintos em inúmeros aspectos. E além de opostos, são virais de um mercado disputadissímo, o mercado das bebidas gaseificadas. Poucos sobrevivem nesta luta cruel onde quem tem o produto mais bem qualificado (ou não) vence.

A Coca é sem dúvida a mais célebre de todos. Qualquer lugar você encontra Coca Cola. Bar, Posto de gasolina, banca de jornal, barbearia, puteiro, lanchonetes, farmácia. Qualquer lugar. Se você precisa de um remédio para dor de cabeça, é possível que o farmacêutico não tenha. Mas Coca ele tem. Você vai abastecer o seu carro, aproveita e já abastece seu corpo com Coca. E Coca gelada. A maioria massacrante de brasileiros preferem a Coca. Talvez por ser mais doce. Ou por ser mais fácil de pronunciar. Ou por ser uma bebida preta com gás, feita de substâncias que não temos a menor idéia do que sejam e algo diz que são ilegais. Tudo que tem procedência duvidosa o brasileiro adora.

Já a Pepsi, é o que podemos chamar de alternativa. Não tem Coca? Então dá Pepsi mesmo. É tudo igual mesmo. Mas nunca diga isso para um entendido em refrigerantes. Para ele Coca e Pepsi são duas deusas totalmente diferentes. Como Afrodite e Athena. Para ele a formula da Coca é mais intrigante e secreta que a criação do Universo. Ou o que o governo americano guarda nos porões da Casa Branca. A Pepsi tem um sabor levemente amargo, o que desagrada a maioria dos paladares aguçados dos brasileiros. Alguns preferem Dolly, mas isto é outra história. Afim de terem maior aceitação no mercado, a Pepsi lançou a versão Twist, ou seja com limão. O que já era ruim, ficou pior.

A Coca Cola é sempre um bom acompanhamento. Aproveitando desta propriedade, seus marketeiros que jamais descansam fizeram até o brilhante slogan : "Com tudo combina". Genial. Fantástico. E com certeza o autor desta obra prima, deve estar desfilando numa Ferrari uma hora dessas. Pois bem, voltando ao acompanhamento e combinações, vários pratos vão bem com a bebida. Dizem que se comer doces e depois ingeri-la, a Coca fica com traços de sabor de terra. Com queijo ela se parece com iogurte natural. Com cigarros ela fica com gosto de café. É sempre uma surpresa agradável e palatável.

E já que citei marketing, esta é uma das especialidades da Pepsi. Talvez esta seja a unica questão que ela realmente bate a Coca. Todo o tipo de comercial já foi produzido pela Pepsi. Comerciais de crianças pedindo Pepsi. Com mulheres semi nuas apreciando uma Pepsi. Com um garoto peralta pisando em cima da concorrente. Todos os artifícios são válidos. Porém é no esporte que a Pepsi aposta suas fichas. Afinal todos os atletas de alto nível bebem Pepsi. E ela paga para não ser pega no antidoping. Também patrocina clubes de futebol decadentes e corruptos. Além de fazerem os comerciais mais bacanas sobre futebol, onde um bando de marmanjo chuta as latas do refrigerante.

Além da ingestão para saciar a sede ou o vício infantil, a Coca também é usada para uma infinidade de utilidades. É um potente desentupidor de ralos. É também usado em aulas de ciência nas universidades, para experiências corrosivas em insetos como gafanhotos e besouros. É usada também como ingrediente em bolos, bebidas alcólicas e pratos exóticos. Fora do Brasil ela também é bem útil. Policiais rodoviários dos Estados Unidos sempre carregam no porta malas galões de Coca. Além de apreciarem com rosquinhas e também usam para remover sangue das estrada.

Uma das perguntas que não querem calar é a seguinte? Faz mal a saúde tomar refrigerante. E a resposta é... Que se dane. Quem se importa. Algum médico vai na TV, faz um discurso chato, todos ficam receosos e depois voltam a beber Pepsi. Dane-se todos. Eu quero é fumar. Eu quero é comer frango frito com pimenta mexicana. Não é porque um comentarista sensacionalista da TV aberta falou que o colesterol e o diabetes é fruto da alimentação. Passaremos a vida comendo alface, nabo e cenoura, e bebendo água mineral. Muito excitante. Eu quero beber refrigerante. Eu quero beber Coca. Eu quero cheirar Pepsi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário